Xarope expectorante, para que serve? Entenda!

Nos últimos dias, diversas regiões do Brasil têm registrado níveis alarmantes de umidade relativa do ar, com valores abaixo de 12%, considerado o limiar de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A capital de São Paulo chegou a registrar 12% de umidade relativa do ar no início desta semana, de acordo com a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com isso, os  xaropes expectorantes são frequentemente recomendados como uma solução eficaz para aliviar sintomas como tosse e congestão. Mas você sabe exatamente como esses medicamentos funcionam e para que servem? Em entrevista ao Terra Você, a médica pneumologista da Saúde no Lar, Michelle Andreata, explica. 

O que é xarope expectorante?
Um xarope expectorante é uma formulação líquida contendo substâncias que facilitam a quebra do muco, tornando ele mais fluido, o que pode facilitar a eliminação de secreções presentes nas vias respiratórias. Ele age ao reduzir a viscosidade do muco, tornando-o mais fácil de ser expelido através da tosse.

Para que serve o xarope expectorante?
O xarope expectorante é indicado para pacientes que apresentam tosse produtiva, ou seja, aquela que vem acompanhada de muco denso. É comumente utilizado em condições como bronquite, pneumonias e outras infecções respiratórias em que há acúmulo de secreção nas vias aéreas. Sua indicação é mais frequente em pacientes com dificuldade para expelir o muco de forma eficiente.

Como utilizar o xarope expectorante?
O xarope expectorante deve ser utilizado conforme orientação médica ou conforme as instruções do fabricante. A dose e a frequência dependem do tipo e da concentração do produto, além das características do paciente.

“Embora alguns xaropes expectorantes possam ser adquiridos sem receita, o ideal é que o uso seja recomendado por um médico, para garantir a eficácia e evitar possíveis efeitos adversos”, explica a especialista.

Benefícios do xarope expectorante
A médica explica que o principal benefício do xarope expectorante é facilitar a eliminação de secreções, o que pode reduzir a obstrução das vias respiratórias, aliviar a tosse produtiva e melhorar a respiração. 

Isso pode acelerar a recuperação em casos de infecções respiratórias e evitar complicações, como infecções secundárias devido ao acúmulo de muco.

Contra-indicações do xarope expectorante
O uso de xaropes expectorantes pode ser contraindicado em alguns casos, como em pacientes com histórico de alergia aos componentes da fórmula, em crianças muito pequenas (dependendo do tipo de expectorante) e em pacientes com algumas condições pulmonares graves, onde o estímulo excessivo à tosse pode ser prejudicial. 

Além disso, gestantes e lactantes devem usar esses medicamentos somente sob orientação médica. Raramente é indicado nos resfriados, para evitar excesso de secreção.

Os melhores remédios expectorantes
A médica explica que não existe uma lista de melhores expectorantes, pois a escolha do medicamento depende da condição clínica do paciente, da causa da tosse e da presença de outras comorbidades. 

Os expectorantes mais comuns contêm guaifenesina, ambroxol ou bromexina, que são bem estudados e frequentemente prescritos. No entanto, a seleção do expectorante adequado deve ser feita com base em uma avaliação médica criteriosa.